Medir é a última etapa de qualquer campanha de marketing digital. Portanto, após implementá-la, recomendamos que você faça uma análise para verificar se o desempenho está sendo satisfatório. Além disso, o que pode ser melhorado, ajustado ou modificado. Ou seja: uma campanha deve ser avaliada tanto positiva quanto negativamente para não focar apenas nos bons resultados e negligenciar as falhas que podem ser ajustadas.
Algumas métricas que você deve considerar para medir os resultados da sua campanha de marketing digital são as seguintes:
Mais visitas: quantidade de novos visitantes no site.
Ampliar o número de leads: porcentagem de conversão de visitantes em lead.
Mais clientes: porcentagem de vendas para os leads convertidos.
Com estes dados torna-se mais fácil medir os resultados de uma campanha de marketing digital. Além disso, é importante estabelecer datas para comparar as informações e assim ver a evolução ou regressão do desempenho em terminado período de tempo.
É fundamental estabelecer objetivos específicos o suficiente para facilitar a medição. Também é importante definir um orçamento para a campanha.
Use a análise SMART em sua campanha de marketing digital
Para ajudar nesse trabalho de medição, a dica é usar a metodologia SMART, trata-se de uma ferramenta de análise que contribui para que suas ações sejam um sucesso. A sigla SMART significa: (Specific, Measurable, Attainable, Realistic and Time-bound). A seguir, confira esse termo mais detalhadamente.
“S (específico)” para um objetivo específico
Quanto mais específico e preciso for o objetivo da sua campanha de marketing digital, melhor. Talvez você pense em melhorar vários aspectos do seu negócio, como aumentar as vendas, melhorar o engajamento nas redes sociais e ampliar as visitas do seu site. No entanto, o ideal é estabelecer uma campanha para cada aspecto que deseja abordar. Dessa forma é possível obter resultados mais satisfatórios.
Isso deve ser o mais sucinto possível. Por exemplo: “Quero aumentar em 10% as visitas no site”.
“M (Mensurável)” para medir a meta específica
O sucesso de uma campanha é mensurável, ou seja, deve ser medido. Sem dúvida, os números ajudam a avaliar objetivamente os resultados posteriormente.
Vamos supor que você tenha como objetivo de sua campanha de marketing digital aumentar o número de seguidores da sua empresa nas redes sociais, Instagram ou Facebook. Também pode considerar compartilhamentos de posts, comentários e curtidas.
Nesse caso, você deve estipular uma porcentagem de aumento que deseja alcançar. Por exemplo: “Quero aumentar meus fãs no Facebook em 20%”.
Veja também: Como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais?
“A (Alcançável)” para tornar seu objetivo atingível
Não tente realizar muitas coisas em pouco tempo. Cada campanha de marketing digital requer determinado tempo para mostrar resultados, por isso, tenha paciência! Esteja ciente de seus recursos e do que você pode fazer com eles.
Por exemplo, você pode desejar coletar 100 leads por dia, mas se até agora a captação de leads não ultrapassou 100 leads por mês, obviamente não é uma boa ideia estipular um objetivo difícil de alcançar.
Neste caso, o mais razoável seria “4 leads por dia”, o que é um aumento alcançável.
“R (Realista)” para ser realista em sua campanha
Você sabe o que pretende com sua campanha de marketing e o que sua empresa precisa dependendo do momento em que ela se encontra. Portanto, pense no seu negócio como um todo, como você pode ajudar desde o marketing até as vendas. Mas não exagere, seja realista para concretizar seus objetivos, do contrário, serão apenas sonhos.
“T (Time Bound)” limitado no tempo
É importante limitar um objetivo para determinado período e torná-lo mais específico e mensurável. Além disso, acrescentar uma perspectiva realista para alcançá-lo. Então defina um prazo, o mais específico possível. No momento em que você define prazos para os objetivos, você pode começar a desenvolver as ações que formarão sua campanha. É o último passo, mas o mais importante e o que dá sentido à estratégia.
Conclusão
Por fim, revise sempre os parâmetros da sua campanha de marketing digital e não se esqueça de focar seus objetivos de forma SMART. Use as métricas certas para atingir os resultados que você deseja de acordo com a meta estipulada. Lembre-se que esse é um processo que requer certo tempo para mostrar resultados. Então acompanhe o desempenho da campanha e faça ajustes se necessário.
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