O Planejamento e Controle da Produção, ou apenas PCP, é um sistema de gestão corporativa dos processos produtivos de uma empresa.

O PCP permite planejar quando, onde e em que ordem produzir. Além disso, ele garante uma verificação constante das operações para que tudo saia conforme o planejado. Dessa forma, a empresa produzirá melhor e ao máximo.

Certamente, as empresas que usam o PCP, além de otimizar a produção de suas instalações, ainda aumentam sua vantagem competitiva. 

Vantagens de um sistema de PCP – Planejamento e Controle da Produção

Entre outras funções, o PCP melhora a organização geral de uma fábrica, assim como otimiza as etapas de produção e aprimoramento dos produtos que chegam aos consumidores no final da cadeia produtiva. O sistema PCP também oferece outros benefícios como:

– Fluxo inteligente de matérias-primas e outros materiais na linha de produção

– Redução de custos

– Mais interação entre as diferentes áreas de negócios

– Tomada de decisão baseada em dados

– Resultados aprimorados

– Redução de perdas e danos na produção

– Gerenciamento de estoque mais preciso

Pilares do PCP

O Planejamento e Controle da Produção é baseado em três pilares, que representam os principais objetivos do sistema de gestão.

Planejamento: essa é a etapa que define quais produtos devem ser produzidos e quando. Sendo assim, todas as demandas devem ser registradas após uma análise completa dos processos de negócios. Então, uma vez conhecidos os gargalos e possibilidades, a liderança pode definir objetivos e planejar ações.

Programação: é onde são identificados todos os recursos necessários para realizar cada etapa da operação. Isso inclui máquinas, matérias-primas, pessoas e tecnologias.

Controle: o objetivo é verificar se o planejamento e a programação foram realizados com base nos parâmetros pré-definidos.

Portanto, com base nesses princípios, o PCP pode indicar a quantidade de produtos que mais se adéqua a um negócio.

Principais objetivos do sistema de PCP

Os pilares do planejamento da produção implicam em quatro grandes objetivos do sistema de PCP, que devem responder às seguintes questões:

1 – Quando você deve produzir?

2 – Onde e quanto?

3 – Qual é a ordem a seguir?

4 – A produção foi feita de acordo com o planejamento?

Objetivo 1

O primeiro objetivo é responder quando produzir. Então, uma empresa pode fazer isso de duas maneiras diferentes:

– A demanda é prevista e o agendamento começa assim que os recursos estiverem disponíveis.

– Quando a empresa trabalha sob demanda, deve agendar tarefas e utilizar recursos de acordo com as datas de entrega.

Objetivo 2

O objetivo é responder onde e quanto produzir. Para este efeito, devem ser determinados os postos de trabalho e as máquinas necessárias. Isso pode ser feito de duas maneiras:

– As tarefas são alocadas com uma visão geral do espaço de trabalho.

– As capacidades são medidas e levadas em consideração para ter uma programação mais precisa.

Objetivo 3

No terceiro objetivo, é feito o sequenciamento da produção para definir a ordem de execução.

– FiFo (First in, First out): o primeiro item que entra é o primeiro a sair.

– LiFo (Last in, First out): o último item a entrar é o primeiro a sair.

Objetivo 4

Por fim, há o objetivo de controlar a produção, que pode ser uma estação de trabalho que passa o produto para a próxima etapa imediatamente após concluir sua tarefa; ou outro local de trabalho faz uma solicitação, garantindo que o fluxo seja realizado de maneira controlada.

Estágios de PCP

1ª etapa – Previsão de demanda

Primeiramente, é preciso compreender o mercado para prever o volume de vendas e, consequentemente, as demandas dos produtos. Assim, a empresa não corre o risco de ter itens “travados” ou não atender os pedidos dos consumidores.

2ª etapa – Planejamento da capacidade produtiva

A segunda etapa é o momento de cruzar a capacidade de produção de uma empresa com o fluxo de demandas. Assim é possível saber se seu escopo atual é suficiente para o mercado, ou se você precisa de uma equipe maior ou obter novos recursos.

3ª etapa – Plano de produção agregado

Essa é uma etapa estratégica de produção que inclui, por exemplo, volume de estoque, relacionamento com clientes e logística. 

4ª etapa – Plano mestre de produção

Esse plano se concentra em processos operacionais de curto prazo. Portanto, trata-se de um plano detalhado com uma visão completa de cada período de produção.

5ª etapa – Programação detalhada da produção

Nesse caso, a gerência deve garantir os padrões de produção, bem como organizar o estoque e definir a sequência das atividades.

6ª etapa – Controle de produção

Por fim, você deve monitorar constantemente a produção, para que possa identificar lacunas e promover um estilo de gestão de melhoria contínua.