O e-commerce B2C (negócio para consumidor) é um modelo de negócios que envolve vendas entre empresas e consumidores online. Esse tipo de comércio eletrônico é um dos quatro principais modelos de negócios do setor, sendo os outros três B2B (negócio para negócio), C2B (consumidor para negócio) e C2C (consumidor para consumidor).

Portanto, se você tem uma loja virtual que vende produtos diretamente para o consumidor final, o seu negócio é um e-commerce B2C. As vendas acontecem quase inteiramente pela internet, além dos processos de remessa e entrega, portanto, oferecem aos vendedores e compradores o conforto e a liberdade de fazer transações a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Essa maior facilidade de compra e venda online, em comparação com as vendas tradicionais, tornou o e-commerce B2C um dos setores de crescimento mais rápido na economia global.

A seguir, mostraremos os fundamentos do e-commerce B2C, incluindo seus tipos, benefícios e como funcionam.

Quais são os tipos de negócios e-commerce B2C?

Existem cinco tipos populares de negócios de e-commerce B2C: 

Vendedores diretos

Os vendedores diretos são o que a maioria das pessoas pensa quando ouve falar em e-commerce B2C. Estas são as lojas de varejo online que vendem produtos de sua própria marca ou vendem uma variedade de marcas. Por exemplo, a loja online da Zara vende produtos especificamente da marca Zara. 

Outras lojas como Americanas e Magazine Luiza vendem produtos de uma variedade de marcas e categorias, mas ainda assim são vendedores diretos. Ambos funcionam em um sistema hibrido, pois também são marketplaces, pois reúnem uma série de lojistas em suas plataformas, oferecendo diferentes tipos de produtos.

Intermediários online

Intermediários online usam seus sites para aproximar empresas e clientes em potencial. Esses intermediadores não possuem nenhum produto, serviço ou marca, e sua única função é fazer um caminho entre quem vende e quem compra. 

Por exemplo, a plataforma Elo7 permite que indivíduos e pequenas empresas vendam seus produtos artesanais em seu site sob suas próprias regras. Os clientes podem visitar o site e fazer compras diretamente dos vendedores cadastrados.

Baseado em publicidade

Sites de comércio eletrônico baseados em anúncios também não possuem nenhum produto ou serviço. Em vez disso, eles vendem anúncios de produtos e serviços de propriedade de outras empresas. Com o tempo, à medida que esses sites se tornam mais populares, eles começam a ser chamados de sites influentes que promovem outros negócios. Dessa forma, os sites publicam anúncios de produtos e serviços vendidos por outras empresas.

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Como o e-commerce B2C pode beneficiá-lo em relação a uma loja tradicional?

Com uma loja tradicional, você pode esperar que a maioria de seus clientes viva em sua região ou tenha algum bom motivo para visitá-lo. Embora você possa ter clientes que não visitam pessoalmente, eles provavelmente não representarão a maior parte do seu negócio. Portanto, seu público principal é limitado a pessoas com acesso à sua loja.

Ao colocar seu negócio na internet, você está disponibilizando sua loja para todos que estão online, independente de onde morem. Isso inclui não apenas clientes em potencial que moram em sua cidade, mas também clientes em todo o país e até clientes globais, se você optar por expandir internacionalmente. Com o e-commerce B2C, seu público principal passa a ser todos que acessam sua loja virtual e procuram os produtos que você vende.

Reduza seus custos indiretos

Toda empresa incorre em alguma forma de custos indiretos. Com o comércio B2C tradicional, administrar apenas a loja física pode acarretar custos indiretos caros, como aluguel, salários de funcionários, impostos prediais, manutenção, contas de serviços públicos (como água, telefones e eletricidade), bem como seguros. 

Mas o negócio também tem outros custos indiretos que não estão relacionados à loja física, como compras de estoque e espaço no depósito para armazená-los. Portanto, a loja física adiciona ainda mais sobrecarga ao já caro processo de administrar um negócio. 

Ao mudar para o e-commerce B2C, você pode reduzir significativamente seus custos indiretos totais, pois poderá administrar sua loja totalmente online e não precisará depender apenas da sua loja física. Estabelecer uma estratégia multicanal é a melhhor opção nestes novos tempos.

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