Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, destacar-se da concorrência e fazer seu público lembrar de você não é uma tarefa fácil. No entanto, algumas estratégias como o branding pode ajudar a reforçar ou consolidar a identidade da sua marca.
O que é branding?
Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, objetivos e valores da marca. Além disso, reúne todos os processos e ações necessárias, desde a criação de uma marca específica até a geração do seu valor para o seu crescimento, expansão e consolidação.
Na prática, o branding trata de encontrar o que caracteriza a marca, ou seja, o que a torna única. Este deve ser o seu principal objetivo! Na verdade, o maior desafio para as empresas hoje está estritamente relacionado à sua identidade, no que se refere à construção de um bom relacionamento com o cliente. Para isso, o primeiro passo é trabalhar o branding.
Porém, é importante ter uma visão muito clara da situação do mercado, seus desafios e oportunidades, para que o desenvolvimento e a consolidação da sua marca sejam eficazes.
Os elementos de diferenciação de que estamos falando são baseados na qualidade do seu produto ou serviço, bem como nas características que realmente respondem aos valores da empresa. A principal tarefa do branding é potencializar esses atributos para que sua marca possa realmente atingir o público que você está segmentando.
Como o branding pode ajudar sua empresa?
Independentemente do tipo de produto ou serviço que você oferece e do estágio em que seu negócio se encontra, é importante trabalhar o branding.
Para você ter uma ideia do quanto ele pode lhe beneficiar, confira algumas de suas vantagens:
– Maior taxa de crescimento, porque você conquista clientes mais rapidamente e faz isso com custos menores do que seus concorrentes.
– Maior fidelização dos seus clientes. Além disso, consegue converter clientes em fãs que recomendam sua marca em seus círculos de influência.
– Alcance mais fácil de novas categorias, mercados ou negócios, graças à força e credibilidade da sua marca e à capacidade de estabelecer parcerias. Quando um cliente confia em sua marca, é mais provável que ele se interesse por novos produtos e serviços que você oferecer.
– Mais rentabilidade, estabilidade e sustentabilidade, pois você fica menos vulnerável aos ataques da concorrência e aos altos e baixos das crises econômicas do país.
Os benefícios são muitos e, levando em conta a crescente competitividade do mercado, a implementação e consolidação da sua marca através do branding é algo que você não pode deixar em segundo plano.
Então, para melhorar sua marca corporativa, siga os seguintes passos:
Primeiro passo: definir o plano estratégico
Como já citamos, seu primeiro objetivo deve ser identificar o que torna sua empresa, seu produto ou serviço únicos. Para isso, analise 3 pontos principais:
1 – A identidade, cultura, valores, competências e habilidades da sua empresa.
2 – O seu segmento de mercado e as tendências atuais.
3 – As necessidades e aspirações dos clientes potenciais.
Essa primeira análise o ajudará a formular uma estratégia que, com base no que sua marca é hoje, defina até onde você deseja ir e como fazê-lo.
Próximo passo: elementos-chave a serem considerados
1 – Identidade corporativa ou identidade visual: refere-se aos aspectos físicos e visuais da sua marca: estilo, logotipo, embalagem, ambientação das instalações, cartões de visita, etc.
2 – Conteúdo de qualidade: a criação de conteúdo de qualidade é uma estratégia que traz múltiplos benefícios para a saúde da sua empresa. Por exemplo, um blog no qual você oferece informações úteis ajuda a aumentar as chances de você capturar novos leads.
3 – Comunicação com seu público: a boa comunicação é um ativo muito importante para sua empresa. Com a linguagem certa você pode construir laços mais fortes com seus clientes.
Conclusão
As empresas que cuidam de suas marcas permanentemente, por um lado, serão sempre coerentes com suas propostas de valor. Por outro lado, também saberão adaptar suas estratégias de marca aos desafios e mudanças do mercado.
Portanto, para uma estratégia eficaz de branding, todos os recursos internos terão que estar alinhados com a proposta de valor contida na marca. Dessa forma, produtos, pessoas, ambientes físicos, virtuais e o marketing devem participar ativamente e funcionar de acordo com a construção de uma percepção clara, coerente e definida da marca.