Você já pensou em implementar um sistema de CRM para melhorar o vínculo dos clientes com sua empresa? CRM é a sigla de Customer Relationship Management, que se refere a uma série de estratégias de negócio focadas no relacionamento com o cliente.
Saiba que uma boa estratégia de gestão de relacionamento com o cliente traz benefícios para as vendas e a imagem de uma empresa. Concentrar-se nos clientes existentes permite gerar mais lucros. Um cliente fiel não apenas faz uma compra, mas também recomenda os produtos ou serviços para amigos e familiares.
Este artigo descreve vários motivos pelos quais vale a pena implementar um sistema de CRM em sua empresa e, assim, fortalecer a fidelização dos clientes. Confira!
Sistema de CRM facilita a análise de dados importantes
A grande maioria dos gerentes toma decisões com base em dados concretos. No entanto, as análises multidimensionais são um processo demorado e propenso a erros. Os modernos sistemas de CRM analisam dados continuamente.
Eles acompanham as estatísticas de todas as etapas de vendas, analisam as possibilidades de maiores ganhos e vendas perdidas. Além disso, monitoram os resultados de cada membro da equipe e criam previsões de vendas.
Conhecimento completo do cliente e suas necessidades
Poucas empresas podem arcar com uma queda significativa de clientes, por isso os gestores buscam soluções para atender às suas necessidades.
O sistema de CRM, que permite construir um banco de dados com informações sobre os clientes da empresa, também pode ser útil aqui.
Ele coleta dados, histórico de contatos, ofertas enviadas, conversas telefônicas, além de outros documentos e informações necessárias em um só lugar. O sistema também facilita a criação de uma carteira de clientes e a segmentação dos mesmos em termos de rentabilidade.
Para empresas menores, usar o conhecimento sobre o cliente é uma chance de se destacar da concorrência. Os clientes apreciam ofertas personalizadas e isso é um sinal de que a empresa está seriamente interessada em atender suas expectativas.
Comunicação personalizada
A comunicação personalizada não é moda; é uma necessidade. Mais da metade dos gestores do mundo acredita que a customização de sua oferta é fundamental na luta pela conquista de clientes.
Eles estão certos em seguir sua intuição, pois pesquisas mostram que até 75% dos clientes reagem melhor quando um vendedor diz seu nome e faz propostas com base no conhecimento de suas necessidades (obtidas por meio de contato prévio e análise dos dados disponíveis, por exemplo, em redes sociais).
No entanto, os vendedores não podem ser obrigados a lembrar as preferências de todos os clientes que atenderam. É para isso que serve o CRM, um sistema que coleta dados do cliente e os analisa.
O vendedor recebe uma ferramenta pronta, assim, ele não apenas sabe como falar com um cliente específico, mas também sabe quais produtos adicionais ele pode oferecer. Portanto, um sistema de CRM é uma ferramenta que oferece a opção de gerenciamento avançado de dados de clientes e criação de uma oferta personalizada.
Integração dos canais de comunicação interna
A comunicação é extremamente importante não só entre o cliente e a empresa. Para que todos os processos sejam realizados de forma adequada, a comunicação interna também deve funcionar corretamente.
Um bom sistema de CRM permite agrupar os colaboradores por responsabilidades, refletindo de forma clara e transparente a estrutura e hierarquia existente na empresa.
Também é importante oferecer uma plataforma para troca de informações ou materiais para coordenar facilmente o trabalho de grandes equipes ou apoiar vendedores em temas difíceis.
O acesso online também é um fator importante, pois dá aos gerentes a capacidade de monitorar o progresso da equipe a qualquer momento, e aos funcionários a capacidade de acessar a base de dados e se comunicar com os colegas de forma integrada.
Sistema de CRM oferece segurança de dados
Nenhuma empresa pode permitir um vazamento de dados pessoais e confidenciais, especialmente agora que o regulamento LGPD entrou em vigor. Os sistemas de CRM coletam dados em um só lugar e fornecem backup.
Os dados do cliente são armazenados na nuvem, o que atualmente é muito mais seguro do que armazená-los em unidades de desktop. Os sistemas são equipados com mecanismos de segurança modernos e constantemente atualizados, garantindo proteção contra acesso não autorizado aos dados.
Sem dúvida, sua empresa se beneficiará com a implementação de um sistema de CRM.