No cenário de negócios de hoje, a concorrência é mais feroz do que nunca. As empresas não estão competindo apenas em preços e no valor de suas ofertas, mas em toda a experiência do cliente. Na verdade, as marcas que procuram garantir a satisfação do cliente geram mais receita do que os concorrentes. Para isso, uma das primeiras etapas é implementar a segmentação de público em sua estratégia de marketing. 

O que é segmentação de público?

A segmentação de público é o processo de dividir um público-alvo em grupos menores e mais homogêneos com base em características compartilhadas, como dados demográficos, interesses, comportamentos e outros fatores. 

Isso permite que os profissionais de marketing criem campanhas mais direcionadas e personalizadas, mais adequadas às necessidades de cada segmento. Digamos, por exemplo, que você possui uma loja de roupas femininas. 

Você pode dividir seu público em diferentes faixas etárias e preferências. Por exemplo, idosas que gostam de vestido e saias, mulheres jovens interessadas ​​em roupas esportivas e adolescentes em busca de peças que são a tendência do momento. 

Ao segmentar, você pode adaptar sua mensagem e conteúdo a grupos específicos, aumentando a probabilidade de atrair mais clientes.

Por que a segmentação de público é importante?

A segmentação de público é importante porque permite adequar suas estratégias de marketing e divulgação a diferentes grupos de pessoas. Além disso, ajuda você a entender melhor seu mercado-alvo e criar campanhas mais eficazes e adequadas às necessidades e interesses de cada segmento.

Isso ajuda você a maximizar seu retorno sobre o investimento (ROI) e alcançar suas metas desejadas. Na verdade, estudos mostraram que iniciativas segmentadas e direcionadas geram mais de 70% de ROI porque a maioria dos consumidores deseja interações altamente personalizadas das marcas.

Como implementar

O processo de segmentação do seu público é relativamente simples. Aqui está um detalhamento de como fazer isso:

1. Identifique seu mercado-alvo: isso envolve entender as características de seu público-alvo e suas necessidades. 

2. Colete dados: depois de identificar seu mercado-alvo, o próximo passo é coletar dados. Isso pode incluir informações demográficas e dados comportamentais.

3. Analise os dados: depois de coletar os dados, você pode analisá-los para identificar padrões e tendências. Isso pode ser feito usando métodos estatísticos.

4. Criar segmentos: os dados analisados ​​podem ser usados ​​para criar segmentos do público-alvo. Cada segmento deve ter características e problemas semelhantes relacionados ao seu produto ou serviço.

5. Testar e refinar: a etapa final é testar e refinar os segmentos. Isso pode ser feito testando diferentes mensagens de marketing, canais e estratégias para ver quais são mais eficazes para cada um deles.

Práticas recomendadas para o sucesso da segmentação de público

Depois de decidir quais sistemas de segmentação deseja usar (ou se usará mais de uma), você poderá começar a planejar sua estratégia de marketing. Antes de mergulhar de cabeça, lembre-se dessas dicas para garantir que está fazendo marketing de forma estratégica.

Veja também: A sua PME deve apostar em um sistema ERP?

Não segmente demais

Embora o objetivo da segmentação de público seja ser o mais específico possível, há um limite de quão específico você pode segmentar seu público. Se o seu segmento é pequeno, isso é um problema. Poucas pessoas serão alcançadas ou você acabará perdendo tempo e esforço produzindo mensagens e campanhas para uma variedade de grupos muito distintos. 

Concentre-se em um pequeno número de grupos, mas verifique se eles são grandes o suficiente para incluir uma parte considerável de sua base de clientes. 

Estabeleça metas claras (e busque melhorias)

Para garantir que sua segmentação de público seja bem-sucedida, você deve evoluir continuamente os segmentos-alvo. A melhor maneira de fazer isso é definir metas claras e medi-las. Deseja atingir um público maior? Aumentar as taxas de cliques de suas campanhas de e-mail?

Defina uma meta e, em seguida, avalie como seus segmentos o ajudam a atingir essa meta. Se os objetivos não estiverem sendo alcançados, talvez seja necessário modificar sua segmentação para atingir de forma mais eficaz o público-alvo.

Use vários canais

A segmentação de público e uma estratégia de marketing multicanal trabalham juntas para ajudá-lo a atingir seu público-alvo. Você descobrirá que alguns segmentos estão mais presentes em determinados canais do que em outros. 

Por exemplo, se você deseja alcançar um público mais jovem, pode encontrá-los em plataformas de mídia social como TikTok e Instagram. 

Embora a mídia social seja uma ótima ferramenta para atingir seu público-alvo, não se esqueça de usar outros canais para iniciativas como: blog, campanhas de e-mail, vídeos, entre outras.

Veja também: Principais mudanças na jornada de compra pós-pandemia