Muitas vezes pensamos que a inovação digital é apenas para grandes empresas, mas isso não é verdade. As pequenas e médias empresas (PMEs) quando bem administradas tem potencial para se tornarem uma grande empresa, mas para isso, devem fazer uso de tecnologias modernas como um sistema ERP.  

Estamos falando de um software que automatiza todos os processos da empresa em uma única plataforma, na qual interligam fluxos de trabalho, reunindo diversas informações em um mesmo banco de dados através do próprio software de gestão. Ele coordena e relaciona a gestão financeira da empresa com a gestão operacional.

O que é um sistema ERP para PMEs?

Um ERP (a sigla em inglês é Enterprise Resource Planning e significa gerenciamento de processos de negócios) é um tipo de software de gestão que permite gerir todas as atividades de um negócio.

Em resumo, um sistema ERP para pequenas e médias empresas fornece uma base de dados única, capaz de relacionar as informações geradas pelos diferentes departamentos, bem como aquelas derivadas das relações com terceiros.

Esse tipo de software para pequenas empresas processa informações precisas que facilitam a tomada de decisões empresariais, evitando duplicidades e erros nas operações. Além disso, um sistema ERP garante o acesso a dados em tempo real e de qualquer local por meio do próprio software.

A sua PME deve apostar nessa tecnologia?

A digitalização facilita a tomada de decisões, promove o crescimento empresarial e maximiza a lucratividade do seu negócio. Num mercado tão globalizado, as PME encontraram no ERP uma forma não só de garantir a sua competitividade, mas também de otimizar o desempenho do seu negócio graças aos novos níveis de eficiência gerados. 

Um sistema ERP é a pedra angular para basear a gestão empresarial. Integrar um ERP numa PME é uma decisão muito importante, ainda mais quando uma tabela de Excel é insuficiente para organizar as informações mais importantes sobre o negócio. Por isso, para a empresa crescer é fundamental implementar um software de gestão.

Como saber se a minha PME precisa de um sistema ERP?

Caso sua PME apresente os sinais abaixo, chegou o momento de implementar um sistema ERP:

– Você não consegue mais controlar manualmente a crescente demanda por seus produtos ou serviços.

– Há atrasos por falta de estoque e queda nas vendas.

– Está cada vez mais difícil gerar relatórios e manter o controle dos processos.

– Seus dados não são confiáveis ​​porque você não tem controle sobre as informações.

– Há vazamentos na segurança de seus dados.

– Os processos não são executados no tempo certo.

– As informações não são atualizadas em tempo real e é preciso perder muito tempo para incluir de forma manual os dados mais importantes para a empresa.

Veja também: Principais mudanças na jornada de compra pós-pandemia

Fonte de dados confiável

Um sistema ERP evita a duplicação de dados e reduz os riscos de imprecisões, eliminando o tempo gasto na revisão de erros. Ele proporciona aos gestores e funcionários da empresa maior visibilidade do negócio. Assim, a empresa obtém uma fonte de dados confiável onde todos os usuários se beneficiam porque compartilham de informações atuais, completas e precisas para a realização do seu trabalho.

A automatização dos processos e o acesso à informação em tempo real facilitam a comunicação e colaboração entre os departamentos da empresa. Desta forma, é possível melhorar continuamente a forma como se entrega valor aos clientes. Os sistemas ERP reduzem os custos operacionais e aumentam a eficiência do negócio.

Conclusão

A digitalização é uma oportunidade única para as PMEs, uma vez que as ferramentas digitais preenchem a lacuna entre as pequenas e médias empresas em comparação com as grandes. Elas fornecem uma visão global de todo o negócio para o seu melhor controle.

Num mercado tão globalizado, as PME encontraram na digitalização uma forma de não só garantir a sua competitividade, mas também otimizar o desempenho dos seus negócios graças aos novos níveis de eficiência gerados. 

Portanto, selecione o sistema ERP que se adapte às necessidades da sua empresa. Mas a digitalização vai além de implementar tecnologia, implica em mudar a forma de trabalhar, por isso todas as PMEs devem focar na padronização e automatização dos processos de negócios e para isso é necessário fazer uso de um sistema ERP.

Veja também: Benefícios de um sistema de PCP – Planejamento e Controle da Produção