Sua empresa pode rastrear clientes por meio de listas de endereços, planilhas e e-mails. Mas isso não é eficaz. Conforme um negócio cresce, fica difícil atualizar as planilhas manualmente. Além disso, acessar essas informações e analisá-las para captura, nutrição e conversões de leads, pode ser complicado. É por isso que sua empresa precisa de um sistema de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente).
Estamos falando de um software que pode ajudá-lo a comercializar seus produtos e serviços de forma eficiente para potenciais clientes e os já existentes. Ele permite que você rastreie os dados e as interações e otimize suas iniciativas de marketing para obter melhores resultados. De fato, sua eficácia em ajudar as marcas a construir relacionamentos fortes com seus clientes levou a um aumento em sua procura.
Como um sistema de CRM pode ajudar no seu marketing?
Considere quantas vezes por dia você recebe mensagens promocionais de marcas. Delas, quantas mensagens você lê? Tornou-se difícil para os profissionais de marketing alcançar os consumidores que agora podem escolher o conteúdo que desejam receber.
De acordo com pesquisas, 72% dos consumidores se envolvem com mensagens promocionais adaptadas aos seus interesses. Então é aí que o sistema de CRM entra em ação, permitindo que você automatize as interações com os clientes e interaja com eles por meio de mensagens e ofertas personalizadas.
A seguir, confira algumas maneiras pelas quais o sistema de CRM pode ajudá-lo a criar melhores estratégias de marketing e também melhorar a experiência do cliente.
Envie mensagens personalizadas e direcionadas
O sistema de CRM centraliza os dados do cliente, resultando em melhor comunicação. Dependendo das informações que você captura, sua empresa pode acompanhar as informações de contato e o histórico de comunicação de um cliente. Você pode ter acesso aos seus endereços de e-mail, contas sociais, registros de chamadas, histórico de compras e muito mais.
Por exemplo: integrar seu sistema de CRM com uma ferramenta automatizada para fazer marketing por e-mail pode ajudá-lo a planejar e executar campanhas envolventes. Suas equipes de vendas e marketing podem trabalhar juntas para construir relacionamentos mais fortes com os clientes e assim aumentar as vendas.
A integração do sistema de CRM com sua ferramenta de e-mail marketing permitirá que você:
– Saiba quando um cliente abriu seu e-mail e os links nos quais ele clicou.
– Segmente sua base de dados e envie e-mails personalizados que ressoam com seu público-alvo.
– Automatize os acompanhamentos e mantenha contato com clientes em potencial e existentes.
– Alimente os clientes em potencial coletando suas informações de contato e usando e-mails para educá-los sobre como seu produto ou serviço pode ajudar a resolver seus problemas.
Veja também: Saiba como melhorar a experiência do seu cliente
Automação do processo
O sistema de CRM ajuda você a gerenciar todos os processos que envolvem interações com o cliente. Isso inclui comunicações de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Usando a automação, seu sistema de CRM deve orientar os clientes em potencial em suas jornadas de compra, passando de um estágio do funil para o próximo.
O ciclo de compra começa com a geração de leads. Usando estratégias eficazes de geração de leads, você pode alimentá-los com conversas envolventes e, eventualmente, convertê-los em compradores. Cada vez que você interage com um cliente em potencial, o sistema o registra, facilitando o acompanhamento de todas as interações com ele.
Qualquer pessoa na empresa pode acessar essas informações, independentemente de seu departamento de trabalho (marketing, atendimento ao cliente ou vendas). Dessa forma, a equipe pode entender melhor as necessidades e preocupações do prospect e oferecer soluções personalizadas para resolver seus pontos problemáticos.
O uso do sistema de CRM não apenas ajudará você a adquirir novos clientes, mas também a reter os existentes. Aliás, se um cliente se sentir valorizado, ele retornará para fazer novas compras e também divulgará sua marca para amigos e familiares.
Otimize suas campanhas de marketing com um sistema de CRM
Por fim, uma das melhores coisas sobre o CRM é que ele fornece dados precisos que mostram o que funcionou e o que não funcionou tão bem. Com ele, você pode ter acesso a dados sobre tendências, previsões e oportunidades. Também permite identificar produtos e mercados que trazem mais lucro.
Você pode analisar suas campanhas para saber se elas foram bem-sucedidas e que tipo de resultados elas ajudaram você a alcançar. Ao mesmo tempo, você pode rastrear e identificar ineficiências em seus processos e campanhas de negócios e otimizá-los para obter melhores resultados.
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