Um software de controle da produção oferece diversos benefícios para empresas de manufatura, tornando essa ferramenta obrigatória para o sucesso de negócios desse setor. Isso porque esse tipo de sistema permite centralizar os dados e automatizar o maior número de tarefas para tomar decisões com base em informações precisas.

O software MES (Manufacturing Execution System) integra-se ao restante da infraestrutura de TI da empresa e facilita o trabalho do Diretor de Produção. Sem dúvida, essa é uma das chaves para aumentar a produtividade, a qualidade, a competitividade e a rentabilidade da empresa.

Um sistema MES é um software de controle de produção com benefícios e vantagens que permitem às empresas do setor industrial manter um controle eficaz das suas operações. A seguir, confira alguns deles.

1 – Aumento da produtividade: o principal benefício do software de controle de produção

O software MES fornece uma série de dados e gráficos que permitem monitorar o tempo de funcionamento das máquinas e os diferentes processos de trabalho. Sendo assim, você pode controlar os cronogramas de cada processo, os fluxos das ordens de produção e a velocidade com que as unidades ou séries de produtos são produzidas.

Ao ter estes dados em tempo real, é possível tomar decisões que permitem aumentar a produtividade, de forma a atingir um maior número de unidades produzidas em menos tempo, o que também afeta a rentabilidade da empresa.

2 – Rastreamento de dados e mudança de prioridades

Através desta ferramenta, você poderá monitorar em tempo real os processos que possui. Os dados são fornecidos tanto pelos operadores como pelas máquinas, o que permite ter uma imagem completa das operações que estão sendo realizadas em cada setor.

No dia a dia da empresa é comum que haja alterações nas prioridades relacionadas às ordens de produção e às ordens de serviço. No entanto, com essa solução de software você poderá analisar os dados e estudar o cumprimento dos objetivos.

Ao mesmo tempo, a redução dos custos de papel irá acelerar muitos processos que ainda são realizados manualmente. Como resultado ocorre um aumento na produtividade dos operadores e gestores da empresa.

3 – Redução de custos: outro benefício importante do software de controle da produção

Se antes existiam muitos processos de monitoramento que não eram digitalizados, a digitalização permitiu poupar custos de papel, já que agora o controle do processo produtivo é realizado por meio de uma ferramenta digital. Assim, não haverá a necessidade de imprimir documentos ou relatórios, pois todas as consultas poderão ser feitas no software.

De acordo com pesquisas, implementar um software de controle da produção é uma maneira economizar até 30% em custos operacionais, até 20% em hardware e 25% em suporte profissional. Além disso, ele se conecta facilmente a outros sistemas como ERP, controle de estoque e contabilidade.

Você também reduzirá os custos de manutenção de suas máquinas, pois terá maior controle. Além disso, você poderá otimizar a estrutura de sua força de trabalho para obter maior rentabilidade.

4 – Menos erros humanos

O fator humano é sempre uma das dificuldades que prejudicam a gestão dos processos. Erros nos dados afetam inevitavelmente o gerenciamento da planta. A sistematização e automatização de tarefas é decisiva. Para ser produtivo é necessário ter dados precisos para ter uma imagem real de todos os setores do negócio. Sendo assim, um dos grande benefícios dos sistemas de controle de produção é o fato de reduzir erros humanos.

5 – Detecção de falhas e incidentes: outra vantagem importante do software de controle da produção

Agora você poderá manter um melhor controle das avarias e incidentes que ocorrem na sua empresa. Quanto mais tempo passar desde a ocorrência de uma falha, geralmente maiores serão os custos e mais difícil será atingir seus objetivos.

Nesse sentido, a implementação do software MES permitirá resolver falhas de máquinas em menos tempo. Além disso, você pode realizar manutenções preventivas que ajudam a prolongar sua vida útil ou avisar os operadores para que resolvam o problema com mais rapidez.

6 – Centralização de dados

Com um software de controle da produção você pode centralizar todos os documentos e dados. Este, por sua vez, pode ser conectado ao software ERP para facilitar a gestão da empresa.

Desta forma, você evitará erros e dificuldades que afetam o fluxo de trabalho e terá processos mais eficientes, a partir de informações centralizadas em um único sistema. Ao melhorar a produtividade geral da empresa, sua lucratividade também alcançará melhores resultados.

Veja também: Saiba como otimizar seus processos com software de gestão