Embora durante muito tempo tenham sido associados apenas a grandes corporações, esses sistemas são soluções que estão ao alcance das pequenas empresas e podem ser um grande impulso para a sua transformação digital.

É por isso que neste artigo você conhecerá mais sobre essa ferramenta e descobrirá quais vantagens ela pode lhe trazer na hora de implementá-la no seu negócio.

O que é um software de gestão empresarial?

Um software ou sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP, é uma solução que abrange diversas operações de uma empresa, como finanças, contabilidade, produção, logística, impostos, recursos humanos, estoque e muito mais.

A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning”, que em português significa “sistemas de planejamento de recursos empresariais”. Esse software ajuda a automatizar tarefas, além de facilitar e centralizar informações das diversas áreas da empresa.

Outro detalhe importante é que por se tratar de uma solução escalável, é ideal para PME, pois à medida que o negócio se desenvolve é possível incorporar novas funcionalidades à plataforma para acompanhar este crescimento.

Funcionalidades principais do software ERP para tomada de decisão

Agora, para aproveitar ao máximo este sistema e garantir que a tomada de decisões seja baseada em dados e eficaz, esta tecnologia oferece as seguintes funcionalidades:

Vendas e contas a receber: Gerencie vendas, faturas, contas correntes e cobranças de forma eficiente, adaptando-se a diversos métodos de transação e moedas.

Compras e contas a pagar: Gerencie as compras de forma eficaz, garantindo monitoramento e controle precisos para cumprir seus acordos comerciais.

Finanças: Unifique informações financeiras, analise saldos e projete fluxo de caixa, proporcionando uma visão clara da saúde financeira da sua empresa.

Contabilidade: Automatize a geração de relatórios contábeis e gerenciais, para que você possa acompanhar com precisão os custos e outros aspectos financeiros.

Impostos: Facilita o cálculo automático de retenções e percepções, além de oferecer ferramentas para cumprir com eficiência suas obrigações tributárias.

Relatórios: Crie relatórios gerenciais personalizados e analise indicadores-chave para tomar decisões estratégicas informadas.

Acesso remoto: Gerencie sua empresa de qualquer lugar através de um servidor seguro, mantendo seus dados sempre disponíveis e protegidos.

Benefícios do software ERP para PMEs

Um software ERP, sem dúvida, é uma das melhores soluções para pequenas empresas, pois oferece todos os recursos que a sua PME necessita para se desenvolver e crescer. 

1 – Aumento da produtividade

Um sistema ERP permite que mais trabalho seja feito em menos tempo. Desta forma, reduz custos de produção e ao mesmo tempo melhora a sua qualidade, oferecendo maior valor ao cliente. Isto aumenta a capacidade produtiva do negócio e dá-lhe melhores perspectivas de crescimento.

2 – Maior competitividade

O fácil acesso à informação traduz-se num melhor tempo de resposta para o cliente, da mesma forma, a otimização dos processos reduz custos. Esses dois fatores proporcionam maior competitividade e mais oportunidades de conquista de mercado.

3 – Mais controle das operações

As compras, por exemplo, podem ser gerenciadas de forma mais eficiente, pois tudo pode ser rastreado e sob controle em tempo real para não encontrar surpresas desagradáveis ​​na hora de fazer o balanço.

4 – Maior fluidez de processos

Ao automatizar processos é possível obter maior eficiência e eficácia, além de eliminar gargalos. Tudo isso proporciona mais agilidade aos principais processos administrativos e contábeis, como faturamento, cálculo de retenções e muito mais, proporcionando resultados de qualidade.

5 – Informação centralizada e integrada

Ao ter a informação centralizada e integrada, é possível utilizá-la nos vários setores da empresa, o que permite que todas as pessoas envolvidas no negócio tenham os mesmos dados. Isso elimina duplicação de informações, divergências e atrasos na atualização, já que os dados são atualizados em tempo real.

6 – Facilidade de operação

Um sistema ERP é capaz de simplificar as operações, assim, os colaboradores não precisam ter conhecimentos avançados para gerenciar o processo produtivo. Além disso, ao contar com um software ERP completo, é possível receber atualizações fiscais confiáveis ​​que garantem a conformidade regulatória da empresa.

7 – Mais flexibilidade

Não importa o tamanho da PME, o software ERP pode ser configurado de acordo com as necessidades específicas do negócio. Além disso, à medida que a empresa cresce é possível agregar novas funcionalidades.